PROGRAMAÇÃO

Confira tudo que vai acontecer no evento. Todas as quintas-feiras de novembro, das 18h30 às 20h30.

WEBINAR 01 | 05 DE NOVEMBRO 2020 | Um círculo virtuoso de entrega de valor em saúde no Brasil 

18:30 às 18:40

Abertura – Fala da Plataforma
Plataforma Valor em Saúde Brasil: Ecossistema como caminho para a saúde baseada em valor no Brasil

Renato Couto – Presidente do Grupo IAG Saúde

Todos nós brasileiros queremos um sistema de saúde que entregue valor em saúde e seja sustentável. Para transformar o modelo assistencial e remuneratório é necessário somar competências. A plataforma Valor em Saúde Brasil é esta soma sinérgica de competências, que se organiza em Comunidades afins que por sua vez se integram como Ecossistema capaz de transformar para entregar valor. Serão apresentados os avanços das comunidades de clientes, operadoras (SUS e saúde suplementar), hospitais, empresas de tecnologia e de consultoria, instituições de ensino, pesquisa e de qualificação da informação.

18:40 às 19:05

Fala do Ecossistema Internacional
Cuidado Baseado em Valor (Value-Based Health Care): o caminho da sustentabilidade do setor saúde no mundo

Maureen Lewis – CEO & Founding Director da Aceso Global

Maureen Lewis foi líder na área de economia de saúde do Banco Mundial, onde ocupou diversas posições de gestão e supervisionou pesquisas e avaliações nos setores sociais e de saúde. Atualmente é CEO e co-fundadora da Aceso Global, uma organização sem fins lucrativos que promove inovações em sistemas de saúde e hospitais, promovendo projetos de integração de serviços de saúde e assistência médica de qualidade, centradas no paciente e na saúde populacional. Neste painel ela irá discutir sobre os modelos incrementais de remuneração para sustentabilidade de sistemas de saúde.

19:05 às 19:25

Fala da Comunidade de Clientes
A jornada da entrega de valor do princípio ao fim envolvendo operadora e hospital

Fernando Cesar Vicente de Paula – Gerente de Rede Assistencial da Usisaúde (FSFX)

Conheceremos um círculo virtuoso de maturidade desde a implantação da Plataforma DRG Brasil, entre operadora de autogestão e hospital recurso próprio, até a mudança do modelo remuneratório estruturado a partir da complexidade assistencial com bonificação por valor entregue.

19:25 às 19:45

Fala da Comunidade de Clientes e Parceiros
Como efetivar a entrega de valor em um hospital verticalizado

Cliente: Fernando Barreto – Diretor Médico Assistencial & José Carlos Ferrari – Diretor Médico Hospitalar do Hospital e Maternidade São Cristóvão
Parceiro
: Erick Rodrigues – Consultor Sênior da Deloitte

Como o hospital verticalizado do São Cristóvão Saúde, usando a Inteligência Artificial da plataforma de valor saúde DRG Brasil à beira do leito, melhorou resultados assistenciais e reduziu desperdícios significativamente.

19:45 às 20:05

Fala da Comunidade de Clientes
Redução de ICSAP pelo serviço de emergência

Roberto Moreira – Diretor Superintendente da Unimed Blumenau

Iremos enxergar na prática a alta segura da emergência através de uma jornada do paciente integrada ao sistema de saúde. Mais segurança para o paciente, menos desperdício evitando internações por meio de um sistema de saúde integrado e alinhado à entrega de valor.

20:05 às 20:25

Fala da Comunidade de Clientes e Parceiros
Entrega de valor em saúde na oncologia: o foco no paciente

Cliente: Carla Martins – Diretora do Hospital Erasto Gaertner
Parceiro: Robertson Ferreira – Diretor Comercial da ISEE Consultoria

Como um hospital oncológico, referência nacional para tratamento de câncer, aumentou o valor em saúde e garantiu recursos para sua sustentabilidade por meio do aumento de eficiência.

15 minutos

Palavra aberta: Discussão com todos os participantes

Renato Couto (moderação)

WEBINAR 02 | 12 DE NOVEMBRO 2020 | Modelos assistenciais e remuneratórios que de fato entregam valor em saúde 

18:30 às 18:50

Abertura –  Fala da Plataforma
Complexidade assistencial hospitalar brasileira: refinamento dos algoritmos nacionais e como contribui para a jornada do paciente baseada em valor

Tania Grillo – Presidente do Grupo IAG Saúde

Como a estratificação dos pacientes pelo DRG Brasil Refinado contribui para a identificação de populações de maior risco assistencial, viabilizando a construção de linhas de cuidado para a jornada segura e o dimensionamento das necessidades de recursos relativos ao tratamento dos pacientes. 

18:50 às 19:15

Fala do Ecossistema
Gestão de custos e processos na Jornada de Valor em Saúde: transparência para a sustentabilidade

Marcelo Nita – Professor do curso “Gestão Baseada em Valor” da Faculdade Unimed e Co-editor da revista “Value in Health Regional Issues” da ISPOR Latam

Entregar valor é entregar resultados assistenciais, com menor custo pelo controle do desperdício garantindo uma experiência encantadora para os clientes. Para entregar valor temos que transformar nossos processos assistenciais e o gerenciamento de custos O Professor irá mostrar sua experiência internacional adaptada às condições do sistema de saúde brasileiro.

19:15 às 19:35

Fala da Comunidade de Clientes e Parceiros
Diminuindo desperdícios, gerando resultados: uma experiência com DRG em hospital filantrópico

Cristina Rodrigues – Gerente Técnica da Planisa

Como a Santa Casa de Campo Grande, uma associação beneficente com o maior centro de alta complexidade de Mato Grosso do Sul mudou seus resultados econômicos e assistenciais pela Governança Clínica baseada em valor.

19:35 às 20:05

Fala da Comunidade de Clientes
Remuneração de médicos e governança clínica baseada em valor: uma história de diminuição exponencial do desperdício

Lucas Martins – Membro do Conselho de Administração da Unimed BH e Coordenador da Medicina Interna do Hospital Unimed BH Contorno &
Walter Fonseca – Coordenador Geral Enfermagem e Equipe Multi do Hospital Unimed BH Contorno

Em setembro de 2018, o New England Journal of Medicine publica estudo seminal que valida o elevado impacto na entrega de valor pelo compartilhamento do controle de desperdício (shared savings) entre os médicos e os operadores do sistema de saúde. Em novembro de 2019, a Unimed BH implanta o modelo no HU Contorno, com 250 leitos de alta complexidade. Aqui no Brasil o shared savings também funcionou, garantindo resultados assistenciais e melhor remuneração para o médico.

20:05 às 20:20

Fala da Comunidade de Ensino
A transformação do sistema de saúde brasileiro só é possível através do conhecimento

Ary Célio de Oliveira – Executivo de Educação da Faculdade Unimed

Apresentando a Revista Científica da Faculdade Unimed e o papel da instituição na capacitação do Sistema Unimed para a entrega de valor em saúde

20:20 às 20:30

Fala da Plataforma
Qualidade da codificação: code helper, codificação eletrônica automatizada, suporte ao analista, programa de educação continuada

Breno Duarte – Diretor Executivo do Grupo IAG Saúde

A plataforma de valor em saúde DRG Brasil disponibiliza, há uma década, suporte tecnológico e por especialistas dedicados para qualificar a codificação de modo que o Ecossistema possa tomar decisões seguras. Entenda estes benefícios.

15 minutos

Palavra aberta: Discussão com todos os participantes

Tania Grillo (moderação)

WEBINAR 03 | 19 DE NOVEMBRO 2020 | Saúde Baseada em Valor: papel de todos nós para a centralidade no paciente

18:30 às 18:35

Abertura – Fala da Plataforma
Evoluímos sempre: os avanços do IVSB

Renato Couto – Presidente do Grupo IAG Saúde

Apresentação do Índice de Valor do Sistema de Saúde Brasileiro (IVSB) por episódio de atendimento e por população. O Ecossistema pode avançar no jeito de gerenciar e relacionar comercialmente.

18:35 às 18:55

Fala do Ecossistema Internacional 
A remuneração per capita e por valor no ULSM Portugal

Beatriz Goulart – Administradora da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (Portugal)

Vamos conhecer em primeira mão os resultados de um sistema de saúde português, com 130 mil vidas, custo anual por beneficiário de 600 euros e referência mundial em excelência no atendimento.

18:55 às 19:15

Fala da Comunidade de Clientes 
Governança clínica baseada em valor: como colocamos em prática – Garantindo e promovendo dados da Gestão Clinica através do DRG

Patrícia Nocchi – Liderança Gestão Operacional DRG do Hospital Moinhos de Vento 

Iremos aprender com esta instituição, reconhecida pelo Ministério da Saúde como um dos cinco Hospitais de Excelência do País, como utilizar os indicadores da plataforma DRG Brasil para a governança clínica. Ou seja, como aplicar um modelo de gestão hospitalar e clínica focado na qualidade do atendimento ao paciente, com elevados padrões de assistência, melhoria contínua e manutenção da excelência.

19:15 às 19:35

Fala da Comunidade de Clientes
Gestão eficiente do uso do leito hospitalar

Áurea Nunes – Coordenadora da Gestão de Leitos da Unimed Belém

Como a gestão estruturada da permanência hospitalar utilizando a solução “Alta Segura” da Plataforma DRG Brasil por operadora do sistema Unimed tem repercutido positivamente na desospitalização segura dos pacientes, permitindo uso mais eficiente dos leitos hospitalares e redução das readmissões não planejadas.

19:35 às 19:55

Fala da Comunidade de Clientes e Parceiros
Governança clínica para entrega de valor em uma organização social de saúde

Cliente: Orlando Elidio – Diretor Técnico do Hospital Regional de São José dos Campos
Parceiro: Andira Marinho – Gestora DRG da MK Saúde

Como uma organização social de alta complexidade, com mais de 100 leitos, referência regional, vem entregando valor e controlando desperdícios importantes.

19:55 às 20:15

Fala da Comunidade de Clientes
Estratégias para governança clínica da rede prestadora

Laudecir Cabrini – Superintendente de Recursos Próprios da Unimed Sete Lagoas & Aline Reis – Médica Nefrologista na Unimed Sete Lagoas & Cibele Raposo Analista de DRG na Unimed Sete Lagoas

Propondo as estratégias para governança clínica da rede de prestadores de serviços de saúde da Unimed Sete Lagoas a partir da análise de oportunidades na plataforma de valor em saúde DRG Brasil.

20:15 às 20:35

Fala da Comunidade de Clientes
O engajamento do paciente na construção de uma assistência segura

Isis Lassarote – Gerente Médica do Hospital Unimed Volta Redonda & Priscila Carvalho – Gerente Assistencial do Hospital Unimed Volta Redonda 

A Unimed Volta Redonda demonstrará como envolver o paciente na implementação de medidas preventivas a serem aplicadas ao seu cuidado, bem como conscientizar o paciente do seu tratamento e, ainda, avaliar a sua experiência. Veja, em primeira mão, a experiência pioneira nesta jornada de engajamento.

15 minutos

Palavra aberta: Discussão com todos os participantes

Renato Couto (moderação)

WEBINAR 04 | 26 DE NOVEMBRO 2020 |  O futuro: saúde baseada em valor e os caminhos para a sustentabilidade do setor

18:30 às 18:40

Abertura – Fala da Plataforma
Evoluímos sempre: versão 13 da plataforma DRG Brasil e pré-lançamento do Agrupador com machine learning

Breno Duarte – Executivo do Grupo IAG Saúde

A plataforma de valor em saúde DRG Brasil evolui continuamente, antecipando necessidades e demandas do ecossistema de saúde. As tecnologias mais avançadas que contribuem para soluções que fortalecem o propósito de entrega de valor são prioridade. O recurso de machine learning para definição dos algoritmos de ajuste de complexidade assistencial já é uma realidade no DRG Brasil. Será apresentado o resultado inicial com o uso da IA nas predições de permanência hospitalar e o que isso significa na melhoria e na expansão da aplicabilidade da ferramenta.

18:40 às 19:00

Fala do Ecossistema 
Um direito de todos: como o SUS de BH está aumentando o acesso da população aos serviços de saúde

Jomara Alves – Presidente do Grupo de Inovação em Saúde da SMS/PBH

Como a cidade de Belo Horizonte vem transformando o SUS com a saúde baseada em valor, construindo sustentabilidade e aumentando o acesso da população aos serviços.

19:00 às 19:20

Fala da Comunidade de Clientes
Codificação assertiva utilizando Inteligência Artificial

Fernando Biscione – Gerente de Ciência de Dados em Saúde da Unimed BH & Gabriella Seiler – Sócia Diretoria da Kunumi

Após três anos de pesquisa, a Unimed BH colhe resultados expressivos na melhoria da qualidade e da produtividade da codificação usando machine learning. Capaz de realizar leitura de linguagem natural em prontuário, a tecnologia libera tempo do codificador para se dedicar aos casos mais complexos.

19:20 às 19:40

Fala da Comunidade de Clientes e Parceiros
Assistência baseada em valor para a sustentabilidade do sistema de saúde da Unimed Guarulhos

Cliente: Rafaela Flamino – Gerente de Operações da Unimed Guarulhos
Parceiro: Priscila Faria – Diretora de Estratégia e Novos Negócios da Transforma Saúde

Esse combo Cliente + Parceiro mostrará o modelo de projeto de assistência baseada em valor utilizando o DRG Brasil, as estratégias de sustentabilidade para o cooperado com produtos low cost, saúde nas empresas, governança clínica e o controle de qualidade da codificação por equipe de auditoria clínica. As palestrantes mostrarão a reengenharia de processos para a assistência baseada em valor, com linhas de cuidados do paciente em todo sistema de saúde.

19:40 às 19:50

Fala da Comunidade de Parceiros
Informação qualificada: Certificação em Codificação Hospitalar com chancela internacional 

Paula Daibert – Presidente da Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS)

O desenvolvimento contínuo de competências para qualificação de dados assistenciais é fator crítico. Nesta palestra vamos conhecer o programa de certificação em codificação hospitalar da SBAIS/AAPC e sua contribuição na formação dos analistas de informação e progressão na carreira.

19:50 às 20:05

Fala do Ecossistema 
Analista de Informação em Saúde agora é uma profissão reconhecida. E o que isto significa?

Sophie Bernardet – Analista Ocupacional da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)

A profissão de Analista de Informação em Saúde foi reconhecida pelo Ministério da Economia e incluída na Classificação Brasileira de Ocupações. Os benefícios são diversos: valorização profissional, reconhecimento no mercado e no setor saúde, além da análise das atividades da profissão como fundamental no exercício da função. Neste painel, entenderemos mais sobre isso com a fala da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas a respeito do Projeto CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).

20:05 às 20:20

Fala da Comunidade de Ensino
Conhecimento inovador, transformador e compartilhado: a produção científica do Ecossistema Valor em Saúde Brasil

Marcelo Miranda – Diretor Acadêmico da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Feluma)

Como o setor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais realiza a capacitação de centenas de profissionais de saúde na metodologia DRG do Brasil, gerando o repositório nacional de produção cientifica do Ecossistema da plataforma de Valor em Saúde Brasil.

20:20 às 20:30

Fala da Comunidade de Tecnologia 
Qualificação do banco de dados: SWAP e Codifica+

Robertson Ferreira – Diretor da Trevo Sistemas 

Como facilitar o processo de codificação usando tecnologia que faz integração de dados e organiza as informações de prontuário? Como utilizar um sistema de outsourcing para não deixar nenhuma codificação atrasada?

15 minutos

Palavra aberta: Discussão com todos os participantes

Breno Duarte (moderação)