SALA DE IMPRENSA

Release Geral

Jornada Valor em Saúde Brasil mostra resultados efetivos

Online e gratuito, o evento trará quatro dias de conteúdo e casos de sucesso de entrega de valor em saúde apresentados por palestrantes nacionais e internacionais.

O mês de novembro será marcado pelo lançamento da Jornada de Valor em Saúde Brasil 2020. Trata-se de um evento totalmente digital e gratuito, que tem o objetivo de discutir práticas e resultados que garantem sustentabilidade para a saúde brasileira.

Promovida pela Valor em Saúde Brasil, powered by DRG Brasil, o evento pontua a transição, conceito e posicionamento da marca, que antes era conhecida por DRG Brasil, e passa a ser denominada Valor em Saúde Brasil, que inclusive dá nome ao evento. Os hosts desta edição são os presidentes do Grupo IAG Brasil, Dr. Renato Couto e a Dra. Tania Grillo, empresa co-realizadora da Jornada.

Além do Grupo IAG Saúde, são co-realizadores do evento: DRG Brasil, SBAIS, Planisa, MK Saúde, ISEE Consultoria, Trevo Sistemas, Faculdade Unimed, Faculdade de Ciências Médicas de MG, Transforma Saúde e Deloitte. Como apoiadores da Jornada Valor em Saúde Brasil estão as marcas Carefy, SigQuali, CGQ Consultoria, IAG Gestão, Econsad, SCORE Rede e Eficiência Hospitalista.

Com novo formato, 100% online, a Jornada de Valor em Saúde Brasil traz como diferencial a possibilidade das organizações de saúde mostrar o que fazer, como fazer e quais resultados podem ser atingidos com as ações de saúde baseadas em valor, por meio do uso da plataforma DRG Brasil.

Durante quatro encontros, que acontecem nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, os participantes poderão entender como melhorar a gestão hospitalar e o sistema de saúde através de quatro passos: coleta e integração de dados de saúde e econômicos, transformação de dados em informações, análise e comparação dessas informações e a entrega de valor com modelos remuneratórios e assistenciais.

Cases inéditos

Os webinars serão formados por palestras e cases que apresentados em primeira mão no evento por profissionais do Brasil e do exterior (Portugal e Estados Unidos), de organizações que de fato aplicam soluções inovadoras para a saúde baseada em valor.

“Aprender com quem faz: este é e continuará sendo o propósito dos nossos encontros. Agora em formato digital, adequado ao período de pandemia e isolamento social, continuaremos a inovar e fomentar o compartilhamento de conhecimento e de práticas consolidadas para a entrega de valor em saúde”, esclarece o Dr. Renato Couto, Presidente do Grupo IAG Saúde.

Dados que transformam resultados em saúde e a experiência do paciente

A plataforma Valor em Saúde Brasil, construída a partir do DRG Brasil, vai além dos modelos preditivos de resultados assistenciais e econômicos, que usam Inteligência Artificial e algoritmos. É a condução do Ecossistema para transformar a saúde brasileira e a vida dos brasileiros pela entrega de valor em saúde.

Uso eficiente do leito hospitalar, aumento da segurança, redução de internações evitáveis e diminuição de readmissões preveníveis são os 4 alvos assistenciais da plataforma Valor em Saúde Brasil, que controla desperdícios e viabiliza a sustentabilidade econômica das organizações. Na prática, o tópico central do Valor em Saúde é oferecer os melhores resultados assistenciais com a máxima eficiência e controle de desperdício, propiciando ao paciente uma experiência positiva.

A plataforma Valor em Saúde Brasil foi inteiramente desenvolvida com base nos códigos de doenças brasileiros e na realidade do sistema de saúde nacional. Incluir participações internacionais nos webinares permitirá um rico debate com diferentes visões, práticas e resultados que permeiam a área da saúde.

Além do óbvio. Um evento digital inovador

Com temas diferenciados, cada webinar trará assuntos em consonância com o momento atual, de pandemia, crise econômica e sanitária mundial, como redução do desperdício (de onde virão os recursos para o sistema de saúde), uso de tecnologia (modelos preditivos, inteligência artificial, machine learning, por exemplo), valorização dos profissionais (criação de uma nova profissão e geração de oportunidades de trabalho remoto) e construção coletiva de conhecimento (modelo de plataforma na qual a construção dos processos utiliza a sabedoria e os aprendizados coletivos).

Segundo a Dra. Tania Grillo, são tantas experiências concretas mostrando como é possível inovar e gerar valor com a plataforma Valor em Saúde Brasil, construída a partir do DRG Brasil, que tanto as pessoas que estiveram presentes nos encontros anteriores quanto as que irão participar pela primeira vez poderão enxergar com clareza o caminho para a sustentabilidade do setor. “Os apresentadores serão organizações que têm experiência em práticas de saúde baseada em valor e que irão compartilhar seus resultados com o Ecossistema. É disso que precisamos nesse período: uma construção coletiva e edificante de conhecimento”, conclui a presidente.

A Jornada de Valor em Saúde Brasil será totalmente online e gratuita e acontecerá nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, sempre com programação inédita, conteúdo e palestrantes diferenciados. A programação completa e o link para inscrição podem ser acessados em: www.valorsaudebrasil.com.br

Release Webinar 1 - Dia 05 de novembro

Um círculo virtuoso de entrega de valor em saúde no Brasil é o tema do primeiro webinar da Jornada Valor em Saúde 2020

Com 4 dias de conteúdo e casos de sucesso, o evento apresentará práticas e resultados que garantem a sustentabilidade para a saúde brasileira

O dia 5 de novembro será marcado pelo lançamento da Jornada Valor em Saúde 2020, evento formado por 4 encontros diferenciados, com temas e conteúdo inéditos, realizado todas as quintas-feiras de novembro, das 18h30 às 20h30. O primeiro encontro abordará o tema Um círculo virtuoso de entrega de valor em saúde no Brasil.

Totalmente online e gratuito, o evento é promovido pela Valor em Saúde Brasil, powered by DRG Brasil, e tem o propósito de ir além da teoria ao mostrar de forma concreta o que fazer, como fazer e quais são os resultados de quem faz.

Intitulado “Um círculo virtuoso de entrega de valor em saúde no Brasil”, o primeiro webinar, no dia 5, terá a abertura do Dr. Renato Couto, Presidente do Grupo IAG Saúde e um dos hosts do evento, que falará sobre a Plataforma Valor em Saúde Brasil: Ecossistema como caminho para a saúde baseada em valor no Brasil. Na apresentação, o Dr. Renato abordará a soma de competências como fator transformador do modelo assistencial e remuneratório, os avanços das comunidades de clientes, operadoras (SUS e saúde suplementar), hospitais, empresas de tecnologia e de consultoria, instituições de ensino, pesquisa e de qualificação da informação.

Para falar sobre Cuidado baseado em Valor (Value-Based Health Care): o caminho da sustentabilidade do setor saúde no mundo, estará presente Maureen Lewis, CEO & Founding Director da Aceso Global. Maureen, que representa a Fala do Ecossistema Internacional, foi líder na área de economia de saúde do Banco Mundial, onde ocupou diversas posições de gestão e supervisionou pesquisas e avaliações nos setores sociais e de saúde. No painel, ela irá discutir sobre os modelos incrementais de remuneração para sustentabilidade de sistemas de saúde.

A jornada da entrega de valor do princípio ao fim envolvendo operadora e hospital é o tema abordado por Fernando Cesar Vicente de Paula, da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), e que representa a Fala da Comunidade de Clientes. A apresentação mostrará um círculo virtuoso de maturidade desde a implantação da Plataforma DRG Brasil, entre operadora de autogestão e hospital recurso próprio, até a mudança do modelo remuneratório estruturado a partir da complexidade assistencial com bonificação por valor entregue.

Erick Rodrigues, Consultor Sênior da Deloitte, introduzirá o tema “Como efetivar a entrega de valor em um hospital verticalizado”. A apresentação de Fernando Barreto e de José Carlos Ferrari, Diretores Médicos do Hospital e Maternidade São Cristóvão, abordará como este hospital verticalizado do São Cristóvão Saúde, usando a Inteligência Artificial da plataforma de valor saúde DRG Brasil à beira do leito, melhorou resultados assistenciais e reduziu desperdícios significativamente. Essa apresentação refere-se à Fala de Clientes e Parceiros.

Roberto Moreira, Diretor Superintendente da Unimed Blumenau, falará sobre Redução de ICSAP pelo serviço de emergência. O destaque da fala será a alta segura da emergência através de uma jornada do paciente integrada ao sistema de saúde. Isso se traduz em mais segurança para o paciente e menos desperdício, evitando internações por meio de um sistema de saúde integrado e alinhado à entrega de valor. Essa é a Fala da Comunidade de Clientes.

Entrega de valor em saúde na oncologia: o foco no paciente será o tema de Carla Martins, Diretora do Hospital Erasto Gaertner, e Robertson Ferreira, Diretor Comercial da ISEE Consultoria. A apresentação mostrará como um hospital oncológico, referência nacional para tratamento de câncer, aumentou o valor em saúde e garantiu recursos para sua sustentabilidade por meio do aumento de eficiência. Essa é a Fala da Comunidade de Clientes e Parceiros, que irá encerrar a primeira noite de evento.

Além das apresentações, haverá a discussão com todos os participantes, com a mediação do Dr. Renato Couto e da Dra. Tania Grillo, ambos Presidentes do Grupo IAG Saúde.

Além do Grupo IAG Saúde, são co-realizadores do evento: DRG Brasil, SBAIS, Planisa, MK Saúde, ISEE Consultoria, Trevo Sistemas, Faculdade Unimed, Faculdade de Ciências Médicas de MG, Transforma Saúde e Deloitte. Como apoiadores da Jornada Valor em Saúde Brasil estão as marcas Carefy, SigQuali, CGQ Consultoria, IAG Gestão, Econsad, SCORE Rede e Eficiência Hospitalista.

A Jornada Valor em Saúde Brasil, totalmente online e gratuita, acontecerá nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, sempre com programação e conteúdo inéditos. A programação completa e o link para inscrição podem ser acessados em www.valorsaudebrasil.com.br.

Release Webinar 2 - Dia 12 de novembro

Modelos assistenciais e remuneratórios que de fato entregam valor em saúde é o tema do segundo webinar da Jornada Valor em Saúde Brasil 2020

Totalmente online e gratuito, o evento é marcado por 4 encontros diferenciados, com palestrantes experientes e conteúdo inéditos

No dia 12 de novembro acontece o segundo encontro da Jornada Valor em Saúde Brasil 2020. Com o tema Modelos assistenciais e remuneratórios que de fato entregam valor em saúde, o evento acontecerá das 18h30 às 20h30, totalmente online e gratuito, e as inscrições já podem ser feitas pelo site www.valorsaudebrasil.com.br.

O evento é promovido pelo Valor em Saúde Brasil, powered by DRG Brasil, e tem o propósito de ir além da teoria ao mostrar de forma concreta o que fazer, como fazer e quais são os resultados de quem pratica a saúde baseada em valor no País.

Neste segundo webinar, a Dra. Tania Grillo, Presidente do Grupo IAG Saúde, fará a abertura, com a Fala da Plataforma sobre o tema “Complexidade assistencial hospitalar brasileira: refinamento dos algoritmos nacionais e como contribui para a jornada do paciente baseada em valor”. O objetivo desta fala é explicar como a estratificação dos pacientes pelo DRG Brasil Refinado contribui para a identificação de populações de maior risco assistencial, viabilizando a construção de linhas de cuidado para a jornada segura e o dimensionamento das necessidades de recursos relativos ao tratamento dos pacientes.

Logo em seguida, Marcelo Nita, Professor do curso Gestão Baseada Valor da Faculdade Unimed e Co-editor da revista Value in Health Regional Issues, da ISPOR Latam, aborda o tema “Gestão de custos e processos na Jornada de Valor em Saúde: transparência para a sustentabilidade”. Nesta fala do Ecossistema, o assunto refere-se à entrega de valor como entrega de resultados assistenciais, com menor custo pelo controle do desperdício garantindo uma melhor experiência para os clientes. Para entregar valor é preciso transformar os processos assistenciais e o gerenciamento de custos. Na apresentação, será mostrada a experiência internacional do professor adaptada às condições do sistema brasileiro de saúde.

Na Fala da Comunidade de Clientes e Parceiros, o tema será “Diminuindo desperdícios, gerando resultados: uma experiência com DRG em hospital filantrópico”, com a presença de Cristina Rodrigues, Gerente Técnica da Planisa, que realizará as apresentações. O tema central será como a Santa Casa de Campo Grande, uma associação beneficente com o maior centro de alta complexidade de Mato Grosso do Sul mudou seus resultados econômicos e assistenciais pela Governança Clínica baseada em valor.

Lucas Martins (Membro do Conselho de Administração da Unimed BH e Coordenador da Medicina Interna do Hospital Unimed BH Contorno), juntamente com Walter Fonseca (Coordenador Geral Enfermagem e Equipe Multi do Hospital Unimed BH Contorno), abordarão “Remuneração de médicos e governança clínica baseada em valor: uma história de diminuição exponencial do desperdício”. Esta apresentação da Comunidade de Clientes parte de um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, em setembro de 2018, que valida o elevado impacto na entrega de valor pelo compartilhamento do controle de desperdício (shared savings) entre os médicos e os operadores do sistema de saúde. Em novembro de 2019, a Unimed BH implantou esse modelo no HU Contorno, com 250 leitos de alta complexidade, comprovando que, no Brasil, o shared savings também funcionou e garantiu resultados assistenciais e melhor remuneração para o médico.

Já como Fala da Comunidade de Ensino, Ary Célio de Oliveira, Executivo de Educação da Faculdade Unimed, demonstrará que “A transformação do sistema de saúde brasileiro só é possível através do conhecimento”. Será apresentada a Revista Científica da Faculdade Unimed e o papel da instituição na capacitação do Sistema Unimed para a entrega de valor em saúde.

Logo em seguida, Breno Duarte, Diretor Executivo do Grupo IAG Saúde, na Fala da Plataforma, apresentará “Qualidade da codificação: code helper, codificação eletrônica automatizada, suporte ao analista e programa de educação continuada”. Serão apresentados os benefícios oferecidos pela plataforma de valor em saúde DRG Brasil, há uma década, como suporte tecnológico, oferecido por especialistas dedicados para qualificar a codificação para que o Ecossistema possa tomar decisões seguras. Essa será a apresentação que concluirá o segundo webinar.

Além das apresentações, haverá a discussão com todos os participantes, com a mediação da Dra. Tania Grillo e do Dr. Renato Couto, ambos Presidentes do Grupo IAG Saúde.

Além do Grupo IAG Saúde, são co-realizadores do evento: DRG Brasil, SBAIS, Planisa, MK Saúde, ISEE Consultoria, Trevo Sistemas, Faculdade Unimed, Faculdade de Ciências Médicas de MG, Transforma Saúde e Deloitte. Como apoiadores da Jornada Valor em Saúde Brasil estão as marcas Carefy, SigQuali, CGQ Consultoria, IAG Gestão, Econsad, SCORE Rede e Eficiência Hospitalista.

A Jornada de Valor em Saúde Brasil, totalmente online e gratuita, acontecerá nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, sempre com programação e conteúdo inéditos. A programação completa e o link para inscrição podem ser acessados em www.valorsaudebrasil.com.br.

Release Webinar 3 - Dia 19 de novembro

Saúde baseada em valor: papel de todos nós para a centralidade no paciente é o tema central do terceiro webinar da Jornada Valor em Saúde Brasil 2020

No penúltimo encontro, especialistas brasileiros e de Portugal apresentam resultados de sucesso da entrega de valor com foco no paciente

O terceiro encontro da Jornada Valor em Saúde Brasil 2020 será realizado no dia 19 de novembro e abordará o tema Saúde baseada em valor: papel de todos nós para a centralidade no paciente. O encontro será totalmente online e gratuito, das 18h30 às 20h30, com inscrições abertas no site www.valorsaudebrasil.com.br.

Promovido pelo Valor em Saúde Brasil, powered by DRG Brasil, o evento tem o propósito de ir além da teoria ao mostrar de forma concreta o que fazer, como fazer e quais são os resultados de quem pratica a saúde baseada em valor no País.

Com abertura do Dr. Renato Couto, Presidente do Grupo IAG Saúde, a Fala da Plataforma será “Evoluímos sempre: os avanços do IVSB”, quando será apresentado o índice de Valor do Sistema de Saúde Brasileiro por episódio de atendimento e por população, comprovando que o Ecossistema pode avançar no jeito de gerenciar e relacionar comercialmente.

Após a abertura, será a vez de Beatriz Goulart, Administradora da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, em Portugal, abordar o tema “A remuneração per capita e por valor no ULSM Portugal”, quando serão apresentados, em primeira mão, os resultados de um sistema de saúde português, com 130 mil vidas, custo anual por beneficiário de 600 euros e referência mundial em excelência no atendimento. Trata-se da Fala do Ecossistema Internacional.

A Fala da Comunidade de Clientes trará Patrícia Nocchi, da Liderança de Gestão Operacional DRG do Hospital Moinhos de Vento, com o tema “Governança clínica baseada em valor: como colocamos em prática – Garantindo e promovendo dados da Gestão Clínica através do DRG”. Reconhecida pelo Ministério da Saúde como um dos cinco Hospitais de Excelência do país, a instituição trará informações sobre como utilizar os indicadores da plataforma DRG Brasil para a governança clínica. Na prática, como aplicar um modelo de gestão hospitalar e clínica focado na qualidade do atendimento ao paciente, com elevados padrões de assistência, melhoria contínua e manutenção de excelência.

Áurea Nunes, Coordenadora da Gestão de Leitos da Unimed Belém, representará a Fala da Comunidade de Clientes, com o tema “Gestão eficiente do uso do leito hospitalar”. O objetivo é mostrar como a gestão estruturada da permanência hospitalar utilizando a solução Alta Segura, da Plataforma DRG Brasil, tem repercutido positivamente na desospitalização segura dos pacientes, permitindo o uso mais eficiente dos leitos hospitalares e a redução das readmissões não planejadas.

Para abordar o assunto “Governança clínica para entrega de valor em uma organização social de saúde”, na Fala da Comunidade de Clientes e Parceiros, estarão presentes Orlando Elidio, Diretor Técnico do Hospital Regional de São José dos Campos, e Andira Marinho, Gestora DRG da MK Saúde. O foco será mostrar como uma organização social de alta complexidade, com mais de 100 leitos e referência regional, tem entregado valor e controlado desperdícios importantes.

Logo em seguida, Laudecir Cabrini, Superintendente de Recursos Próprios da Unimed Sete Lagoas, abordará o tema “Estratégias para governança clínica da rede prestadora”, na Fala da Comunidade de Clientes. O tópico pretende falar sobre as estratégias propostas para governança clínica da rede de prestadores de serviços de saúde da Unimed Sete Lagoas a partir da análise de oportunidades na plataforma de valor em saúde DRG Brasil. Essa será a Fala da Comunidade de Clientes.

Uma discussão com todos os participantes finalizará o evento, com a mediação do Dr. Renato Couto e da Dra. Tania Grillo, ambos Presidentes do Grupo IAG Saúde e hosts do encontro.

Além do Grupo IAG Saúde, são co-realizadores do evento: DRG Brasil, SBAIS, Planisa, MK Saúde, ISEE Consultoria, Trevo Sistemas, Faculdade Unimed, Faculdade de Ciências Médicas de MG, Transforma Saúde e Deloitte.

A Jornada de Valor em Saúde Brasil, totalmente online e gratuita, acontecerá nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, sempre com programação e conteúdo inéditos. A programação completa e o link para inscrição podem ser acessados em www.valorsaudebrasil.com.br.

Release Webinar 4 - Dia 26 de novembro

O futuro: Saúde baseada em valor e os caminhos para a sustentabilidade do setor é o tema de encerramento da Jornada Valor em Saúde Brasil 2020

Para finalizar a série com 4 webinares exclusivos e gratuitos, o foco será o futuro da saúde brasileira, com ênfase na sustentabilidade do setor 

Para encerrar a Jornada Valor em Saúde Brasil 2020, no dia 26 de novembro, o tema do encontro será “O futuro: Saúde baseada em valor e os caminhos para a sustentabilidade do setor”. Totalmente online e gratuito, o webinar acontecerá das 18h30 às 20h30, e as inscrições podem ser feitas no site www.valorsaudebrasil.com.br.

Promovido pela Valor em Saúde Brasil, powered by DRG Brasil, o evento tem o propósito de ir além da teoria ao mostrar de forma concreta o que fazer, como fazer e quais são os resultados de quem faz.

Este webinar terá a abertura da Dra. Tania Grillo, Presidente do Grupo IAG Saúde, com a Fala da Plataforma e o tema “Evoluímos sempre: versão 13 da plataforma DRG Brasil e pré-lançamento do Agrupador com machine learning”. Essa apresentação destacará a evolução contínua da plataforma, que antecipa necessidades e demandas do ecossistema de saúde.

Dra. Tania falará sobre as tecnologias mais avançadas que contribuem para soluções que fortalecem o propósito de entrega de valor como prioridade. Outro destaque é o recurso de machine learning para definição dos algoritmos de ajuste de complexidade assistencial, que já é realidade no DRG Brasil. Será apresentado, ainda, o resultado inicial com o uso da Inteligência Artificial nas predições de permanência hospitalar e o que isso significa na melhoria e na expansão da aplicabilidade da ferramenta.

Após a abertura, será a vez de Jomara Alves, Presidente do Grupo de Inovação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Belo Horizonte, com a Fala do Ecossistema, dar destaque ao tema “Um direito de todos: como o SUS de BH está aumentando o acesso da população aos serviços de saúde”. Como o próprio tema aponta, essa abordagem traz a comprovação de como a capital mineira vem transformando o SUS com a saúde baseada em valor.

Fernando Biscione, Gerente de Ciência de Dados em Saúde da Unimed BH, abordará “Codificação assertiva utilizando Inteligência Artificial”, na Fala da Comunidade de Clientes. Após três anos de pesquisa, a Unimed BH colhe resultados expressivos na melhoria da qualidade e da produtividade da codificação usando Machine Learning. Capaz de realizar leitura de linguagem natural em prontuário, a tecnologia libera tempo do codificador para se dedicar aos casos mais complexos. A apresentação contará com a participação especial de Gabriella Seiler, Sócia Diretoria da Kunumi.

A Fala da Comunidade de Clientes e Parceiros trará o tema “Assistência baseada em valor para a sustentabilidade do sistema de saúde da Unimed Guarulhos” e será representada por Rafaela Flamino, Gerente de Operações da Unimed Guarulhos, e, como parceiro, Priscila Faria, Diretora de Estratégia e Novos Negócios da Transforma Saúde. As apresentações mostrarão o modelo de projeto de assistência baseada em valor utilizando o DRG Brasil, as estratégias de sustentabilidade para o cooperado com produtos low cost, saúde nas empresas, governança clínica e o controle de qualidade da codificação por equipe de auditoria clínica. As palestrantes mostrarão a reengenharia de processos para a assistência baseada em valor, com linhas de cuidados do paciente em todo sistema de saúde.

Logo em seguida, será a vez de Paula Dailbert, Presidente da Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS), apresentar o tema “Informação qualificada: Certificação em Codificação Hospitalar com chancela internacional”. O desenvolvimento contínuo de competências para qualificação de dados assistenciais é fator crítico. Nesta palestra, será conhecido o programa de certificação em codificação hospitalar da SBAIS/AAPC e sua contribuição na formação dos analistas de informação e progressão na carreira. Essa será a Fala da Comunidade de Parceiros.

Sophie Bernardet, Analista Ocupacional da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), abordará o assunto “Analista de Informação em Saúde agora é uma profissão reconhecida. E o que isto significa?”. Esta Fala do Ecossistema abordará que a profissão de Analista de Informação em Saúde foi reconhecida pelo Ministério da Economia e incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e traz, como benefícios, valorização profissional, reconhecimento no mercado e no setor saúde, além da análise das atividades da profissão como fundamental no exercício da função.

Para falar sobre “Conhecimento inovador, transformador e compartilhado: a produção científica do Ecossistema Valor em Saúde Brasil”, representando a Fala da Comunidade de Ensino, é a vez de Marcelo Miranda, Diretor Acadêmico da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. O objetivo é mostrar como o setor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais realiza a capacitação de centenas de profissionais de saúde na metodologia DRG do Brasil, gerando o repositório nacional de produção científica do Ecossistema da plataforma de Valor em Saúde Brasil.

Para abordar “Qualificação do banco de dados: SWAP e Codifica+”, na Fala da Comunidade de Tecnologia, Robertson Ferreira, Diretor da Trevo Sistemas, discutirá como facilitar o processo de codificação usando tecnologia que faz integração de dados e organizar as informações de prontuário, além de como utilizar um sistema de outsorcing para não deixar nenhuma codificação atrasada. Esta apresentação marcará o desfecho do quarto e último dia da Jornada.

Uma discussão com todos os participantes finalizará o evento, com a mediação da Dra.  Tania Grillo e do Dr. Renato Couto, ambos Presidentes do Grupo IAG Saúde e hosts do encontro.

Além do Grupo IAG Saúde, são co-realizadores do evento: DRG Brasil, SBAIS, Planisa, MK Saúde, ISEE Consultoria, Trevo Sistemas, Faculdade Unimed, Faculdade de Ciências Médicas de MG, Transforma Saúde e Deloitte. Como apoiadores da Jornada Valor em Saúde Brasil estão as marcas Carefy, SigQuali, CGQ Consultoria, IAG Gestão, Econsad, SCORE Rede e Eficiência Hospitalista.

A Jornada de Valor em Saúde Brasil, online e gratuita, foi marcada por 4 encontros às quintas-feiras de novembro, nos dias 5, 12, 19 e 26 de novembro, sempre com programação e conteúdo inéditos. A programação completa e o link para inscrição podem ser acessados em www.valorsaudebrasil.com.br.

Release - Analista de Informação em Saúde

A ocupação Analista de Informação em Saúde acaba de ser reconhecida e incluída na Classificação Brasileira de Ocupações

Esse assunto será discutido durante a Jornada Valor em Saúde Brasil 2020

Valorização profissional, reconhecimento no mercado e no setor saúde, além da análise detalhada das atividades da profissão como fundamental no exercício da função são alguns dos benefícios que os Analistas de Informação em Saúde terão direito daqui para frente. Isso só foi possível graças ao reconhecimento e inclusão da ocupação na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que aconteceu no final de outubro.

Dessa forma, a ocupação Analista de Informação em Saúde foi incluída com o código 4153-10 na Família Ocupacional 4153: Trabalhadores em Registros e Informações em Saúde na CBO. 

Para destacar essa conquista dos profissionais da saúde, o assunto será um dos temas em discussão no webinar “O Futuro: Saúde baseada em valor e os caminhos para a sustentabilidade do setor”, que finaliza a Jornada Valor em Saúde Brasil 2020, no dia 26 de novembro, das 18h30 às 20h30.

Sophie Bernardet, Analista Ocupacional da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), será a responsável pela exposição do assunto no webinar, que abordará, na prática, o que significa essa conquista. Durante a apresentação, ela contará com o suporte da Presidente da Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS), Paula Daibert.  

Segundo Sophie Bernardet, é mais significativo o reconhecimento da existência da ocupação Analista de Informação em Saúde no mercado de trabalho para fins classificatórios, do que a regulamentação profissional, que só ocorre através de um Projeto de Lei, aprovado pelo Congresso Nacional (deputados e senadores) e levado à sanção do presidente da República. A regulamentação é utilizada para fixar regras principalmente quanto à fiscalização do exercício profissional, mas tende a cair em desuso.

“A maioria dos profissionais entra com pedido de regulamentação e percebe que não há necessidade disso para poder trabalhar e exercer o seu ofício. No fundo, o que o profissional quer é o reconhecimento, a identificação, o seu código e a sua ocupação incluída e descrita na CBO. O que se busca hoje é o reconhecimento no documento”, esclarece Sophie Bernardet. E é isso que foi feito para os Analistas de Informação em Saúde, neste último mês.

A CBO acompanha o dinamismo das ocupações e tem por filosofia sua atualização constante para expor, com a maior fidelidade possível, as diversas atividades profissionais existentes no país, sem diferenciação entre as profissões regulamentadas e as de livre exercício profissional. Seus dados alimentam as bases estatísticas de trabalho e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego.

A CBO 

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério da Economia é o documento normalizador que reconhece, nomeia e codifica os títulos e conteúdo das ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro.

Criada em 1977 com base na CIUO (Classificação Internacional Uniforme de Ocupações), desenvolvida pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), a CBO passou por alterações ao longo do tempo, até chegar ao modelo atual.

Instituída pela portaria ministerial n° 397, em outubro de 2002, a edição de 2000 tem como finalidade identificar as ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto dos registros administrativos e domiciliares. Desde a edição de 2000, 2711 ocupações foram incluídas.

A CBO tem como unidade de descrição a Família Ocupacional, um conceito ampliado de emprego, que abrange várias ocupações sob um mesmo título.  Segundo o método, a descrição e a análise ocupacional são desenvolvidas por meio de dinâmicas de grupo, denominadas Painéis de Convalidação, com profissionais que efetivamente trabalham na ocupação a ser descrita, reconhecidos como profissionais de alto desempenho em suas funções. Todas as informações sobre o procedimento estão disponíveis em www.mtecbo.gov.br.

O painel de Convalidação foi substituído por reuniões virtuais, organizadas através de entrevistas individuais e uma videoconferência, que contou com a participação de vários profissionais, também com a participação da equipe técnica e do coordenador técnico do Projeto CBO da FIPE e da coordenadora da CCBO – Coordenação da Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério da Economia.

A FIPE

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), participou na elaboração da CBO.

Foi montada uma rede de parceiros para a construção da classificação descritiva. O MTE estabeleceu parcerias com entidades para realizar essa revisão: SENAI e três universidades representadas pelas suas fundações: FIPE/USP, UNICAMP e CEDEPLAR/UFMG.

Desde 2008, a FIPE permanece como única parceira do MTE no processo de atualização da CBO. E a partir de 2019, com o novo governo, a Coordenação da CBO passou a ser subordinada ao Ministério da Economia. Assim, a FIPE passou a se reportar a esse ministério.

A FIPE faz um amplo estudo do mercado de trabalho, consulta a sociedade, instituições, entidades representativas, profissionais, entre outros, e elabora um relatório denominado Estudo de Escopo da ocupação em estudo. Após sua análise sobre a validação ou não da inclusão da ocupação, encaminha o resultado e conclusões do estudo para a Coordenação da CBO.

Jornada Valor em Saúde Brasil 2020

Totalmente online e gratuita, a Jornada Valor em Saúde Brasil 2020 foi formada por 4 webinares inéditos e exclusivos, realizados todas as quintas-feiras do mês de novembro. As inscrições podem ser feitas no site www.valorsaudebrasil.com.br.

Os encontros têm o objetivo de discutir práticas e resultados que garantem sustentabilidade para a saúde brasileira.

Promovida pela Valor em Saúde Brasil, powered by DRG Brasil, o evento consolida a transição, o conceito e o posicionamento da plataforma, que antes era conhecida apenas por DRG Brasil, e passa a ser denominada Valor em Saúde Brasil, que inclusive dá nome e propósito ao evento.

Além das marcas do Grupo IAG Saúde, são co-realizadores do evento: SBAIS, Planisa, MK Saúde, ISEE Consultoria, Trevo Sistemas, Faculdade Unimed, Faculdade de Ciências Médicas de MG, Transforma Saúde e Deloitte. Como apoiadores da Jornada Valor em Saúde Brasil estão as marcas Carefy, SigQuali, CGQ Consultoria, IAG Gestão, Econsad, SCORE Rede e Eficiência Hospitalista.